Busca no Site - site search
 
 

Publicações

Dicionário da Evangelii Gaudium

Nem todos os envolvidos nos processos pastorais de hoje, cada vez mais acelerados, têm tempo suficiente para ler as quase 50 mil palavras da "Exortação apostólica Evangelii gaudium sobre o anúncio do Evangelho no Mundo atual" (24-11-2013). A partir de 50 palavras-chave, o presente Dicionário procura facilitar a entrada nessa montanha gigante do documento com propostas surpreendentes, audazes e inovadoras, explícitas e nas entrelinhas, que o papa Francisco "do fim do mundo" enviou ao centro da Igreja. Dessa entrada sistematizada na montanha gigante e mágica, com o nome "A alegria do Evangelho", o leitor vai trazer pedras preciosas e abrir dimensões novas para seu trabalho pastoral, que a leitura contínua do documento ainda não conseguiu revelar.


Missão no mundo pluricultural

A Igreja no Brasil celebrou, de 12 a 15 de julho, o seu 3º Congresso Missionário Nacional (3CMN), na cidade de Palmas, jovem capital do Estado de Tocantins. Participaram 637 representantes dos 17 Regionais da CNBB, organismos e institutos missionários, grupos de animação missionária. Foram 25 bispos, 12 diáconos, 319 leigos(as), 152 presbíteros, 98 religiosas(os), e 31 seminaristas. As memórias, as conferências, os testemunhos, as conclusões e as perspectivas lançadas por esse Congresso, estão reunidas nesta publicação das Edições CNBB.


Paróquia Missionária à luz do Documento de Aparecida

Como provocar nas paróquias uma “conversão radical de mentalidade”? Como suscitar processos de saída que envolvam estruturas, pessoas, relações, práticas pastorais e projetos missionários além de nossas fronteiras? Este livro aposta que esses processos são possíveis. É preciso, antes de mais nada, se convencer que o Evangelho chama à vida em comunidade. A salvação não passa pela simples distribuição de sacramentos, mas pela resposta a um chamado de discipulado missionário que se realiza numa intensa vida de fraternidade aberta a todos. Jamais essa fraternidade constituirá círculos fechados. A proposta de Jesus é de uma fraternidade peregrina que se faz próxima, conjugando a comunidade com a missão.


Missão continental - Vocês são testemunhas dessas coisas

Esta publicação busca disponibilizar uma visão crítica e esperançosa sobre a evangelização no presente e futuro da América Latina. Deseja alargar para um público mais amplo a riqueza das contribuições que surgiram no decorrer da Semana Brasileira sobre a Missão Continental, que realizamos em Brasília de 5 a 10 de setembro de 2010. Reproduzimos as cinco exposições ali realizadas cuja marca característica é a busca de uma continuidade com a caminhada pastoral da Igreja no Brasil.


Fundamentos bíblicos da Missão

A obra representa um clássico para os estudos missiológicos. Publicada nos Estados Unidos em 1983 pela Orbis Book, foi lançada em português no Brasil pelas Paulinas em 1987. Depois de esgotada essa edição, durante um bom tempo sumiu das prateleiras das livrarias deixando um vazio jamais preenchido por outra obra da mesma altura. Talvez esse foi um dos motivos do recente re-lançamento, em 2010, pela Paulus em co-edição com a Academia Cristã. Com certeza, de um ponto de vista não estritamente comercial mas acadêmico, esse foi um inestimável ganho para as escolas de missão, tanto católicas como evangélicas.


Missão em debate

A conferência de Aparecida se realiza em um momento em que os países do mundo e, em particular, da América Latina e do Caribe, atravessam um profunda crise em seus sistemas econômicas e políticos, com ampla repercussão moral e social. O Documento de Aparecida reconhece a dificil e complexa situação da nossa sociedade e, por conseguinte, o enorme desafio da Igreja, chamada a refletir sobre a sua missão e a sugerir propostas concretas que respondam às novas circunstâncias latino-americanas e mundiais (cf. DAp 11).


Servo de Jesus Cristo

Esta obra, organizada por Paulo Suess, é uma homenagem a Dom Erwin Kräutler, Missionário do Sangue de Cristo e bispo prelado do Xingu, no Pará, por ocasião dos seus 70 anos de vida. Traz as memórias de luta e esperança de um projeto missionário de vida dedicada à construção do Reino de Deus.


Caminho para Missão: fazendo missiologia contextual

Nesse começo de 2009 está sendo lançado o livro “Caminho para Missão: fazendo missiologia contextual”. Trata-se de uma coletânea de artigos organizados pelos padres Guy Labonté e Joachim Andrade, e publicada pelo Centro Cultural Missionário da CNBB de Brasília.


Introdução à Teologia da Missão

Este livro nos introduz à Teologia da Missão, que nasce no coração de uma Igreja essencialmente missionária a serviço dos pobres e dos outros. Essa Igreja não tem pátria, cultura ou é dona de verdades. Mas ela tem rumo. Ela é serva, peregrina, hóspede, instrumento, sinal. Ela abraça as pátrias dos pobres e as culturas dos outros. Pobres sinais marcam a trajetória da comunidade missionária: o vazio, a abertura, a partilha, a ruptura, a caminhada, a cruz e a hóstia sagrada.


Memória, Projeto, Seguimento. Missões populares da Igreja no Brasil

Aproximando-se a celebração da V Conferência do Episscopado latino-americano e caribenho em Aparecida, maio de 2007, cujo tema toca tão de perto a missionariedade da Igreja, celebramos em Belo Horizonte, de 12 a 15 de março de 2007, o 2°. Seminário Nacional sobre Santas Missões Populares, cujas contribuições aqui vão publicadas, na esperança de contribuir para que todas as nossas comunidades se tornem verdadeiramente discípulas e mlsslonárlas de Jesus Cristo, e assim nele nossos povos tenham Vida.


Missão Transformadora

No debate missiológico contemporâneo, algumas obras destacam-se por seu valor documentativo e criativo. Uma delas é sem dúvida “Missão transformadora. Mudança de paradigmas na teologia da missão”, do autor sul-africano David Jacobus Bosch. Nessa ambigüidade encontramos o status quaestionis da obra. A missão cristã está passando por uma crise profunda que diz respeito ao seu fundamento, às suas motivações, à sua finalidade e à sua natureza. Torna-se necessário, então, examinar as vicissitudes das missões e da idéia missionária durante os 20 séculos da história cristã para poder reconstruir algo de relevante para a atualidade e para o futuro. Com efeito, precisamos de uma nova visão de missão.


 

 

Copyright © 2008 - Missiologia – RELAMI
Todos os direitos Reservados
Malagueta / Br Comunicação