Busca no Site - site search
 
 

Eventos

5º Simpósio de Missiologia no Brasil

o Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) e a Rede Ecumênica Latino Americana de Missiologos e Missiologas (RELAMI), promovem em Brasília, de 13 a 17 de março de 2016, o 5º Simpósio de Missiologia. Tema do evento será: “Francisco, timoneiro da esperança: para uma missão a serviço do mundo de hoje e amanhã”. Ao celebrarmos três anos de pontificado franciscano de um papa jesuíta, vamos fazer um balanço de possíveis reorientações e visões missiológicas para operacionalizar caminhos de recepção e atuação. O sonho de Francisco é o nosso compromisso: “sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à autopreservação” (EG 27). .


2º Congresso Continental de Teologia

La teología en América Latina se concibe a sí misma como inteligencia crítica de la experiencia de fe de las comunidades eclesiales y de su misión, insertas en un mundo globalizado y excluyente. Se siente llamada a ser una instancia en la cual se retroalimenten estas comunidades, acompañándolas a asumir los retos y las interpelaciones de las sociedades que transitan por profundos conflictos y transformaciones. El 2º Congreso Continental de Teología, en 2015, pretende continuar esta movilización, en un momento eclesial nuevo que ha generado cambios en la agenda pastoral y teológica universal. Momento que se caracteriza por el reclamo de una impostergable reforma de la Iglesia y que trae consigo la necesidad de profundizar seriamente en sus raíces, contenidos y sujetos.


2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a alegria de promover o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (CMNS), nos dias 9 a 12 de julho de 2015, na PUC Minas, em Belo Horizonte (MG). Motivado pelo tema: “O missionário presbítero para uma Igreja em saída”, e o lema: “Ide sem medo para servir” (Papa Francisco), o evento pretende reunir 300 participantes entre seminaristas, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados. O objetivo é animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de um autêntico espírito missionário.


4º Simpósio de Missiologia no Brasil

O Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) e a Rede Ecumênica Latino America-na de Missiologos e Missiologas (RELAMI), promovem em Brasília, de 23 a 27 de fevereiro de 2015, o 4º Simpósio de Missiologia. Tema do evento será: "50 anos do Decreto Ad Gentes: por uma nova presença da Igreja no meio dos povos na reciprocidade da missão". A celebração dos 50 anos do Vaticano II, e em particular do Decreto Ad Gentes, representa uma oportunidade importante de refletir sobre a relevância e a validade da presença missionária da Igreja no meio do povo e dos povos. Nesse evento, ao mesmo tempo em que buscamos resgatar a gênese desse documento e todo processo de recepção e mudança de paradigma que desencade ou, desejamos encontrar novas perspectivas e pistas de sentido, de motivação e de ação para todo Povo de Deus, seus organismos, suas comunidades e suas instâncias ministeriais.


3º Simpósio de Missiologia no Brasil

O Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) e a Rede Ecumênica Latino America-na de Missiologos e Missiologas (RELAMI), promovem em Brasília, de 24 a 28 de fevereiro de 2014, o 3º Simpósio de Missiologia. Tema do evento será: “Palavra de Deus e Missão: Identidade, alteridade, universalidade na Bíblia”. Esse assunto diz respeito a um dos núcleos principais da reflexão missiológica e da demanda de formação de base. Ao longo da história da evangelização, as igrejas utilizaram a Sagrada Escritura para encontrar significados para as mais diferentes metodologias e paradigmas missionários. Como interpretar o mistério de Jesus Cristo, único mediador entre Deus e os homens (cf. 1Tm 2,5-7) diante da pluralidade das diferentes religiões e culturas, e do direito à liberdade religiosa promovida pelo próprio Concílio Vaticano II?


2º Simpósio de Missiologia no Brasil

A Rede Latino Americana de Missiólog@s (RELAMI) e o Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM), promovem em Brasília, de 25 de fevereiro a 1 de março de 2013, o 2º  Simpósio de Missiologia no Brasil. O evento será realizado na sede do CCM: SGAN 905, Conj. C, 70790-050 Brasília, DF (tel: 061 3274.3009). Quer ser um momento de encontro, reflexão, estudo, partilha e articulação, durante o qual pensamos dar os primeiros passos para uma associação civil de missiólogos e missiólogas no Brasil.


3º Congresso Missionário Nacional

O 3º Congresso Missionário Nacional será realizado em Palmas, TO, de 12 a 15 de julho, em preparação ao CAM 4 – Comla 9, a ser celebrado na Venezuela em 2013. Esse último evento nos convida a refletir sobre a missão da Igreja num mundo secularizado e pluricultural, a 50 anos do Concílio Vaticano II. O 3º Congresso Missionário Nacional quer ser um momento propício para refletir sobre a caminhada missionária no Brasil, celebrar as graças que recebemos, agradecer a criatividade e os sacrifícios das nossas testemunhas na fé e, particularmente, aprender a dialogar profeticamente com todos, além do mundo que nos rodeia, além de toda fronteira.


1º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

Nestes últimos anos no Brasil, muitos seminaristas maiores revelaram-se particularmente sensíveis à questão missionária. Há cinco anos o Centro Cultural Missionário de Brasília vem organizando cursos de formação missionária, com a finalidade de introduzi-los ao estudo da teologia da missão, mediante a abordagem de questões fundamentais, fortalecê-los em sua consciência missionária e iniciá-los a uma prática evangelizadora próxima, inculturada, com horizonte universal. Por ocasião do Ano Sacerdotal, pareceu-nos oportuno promover um evento que fosse avaliação da caminhada feita e articulação, reflexão, compromisso e avanço em vista de uma formação presbiteral profundamente missionária.


IV Congresso Internacional de Teologia: 40 anos de Medellín

Convocado por la Fundación Universitaria Luis Amigó de Medellín, la Pontificia Universidad Javeriana de Bogota y Amerindia Continental, se celebró del 19 al 22 de agosto de 2008 en Medellín (Colombia) el IV Congreso Internacional de Teología en conmemoración de los 40 años de haberse realizado la II Conferencia del Episcopado Latinoamericano y Caribeño, con la participación de más de 300 personas de Colombia y América Latina.


2º Congresso Missionário Nacional

Seguindo as orientações da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, que se realizou de 13 a 31 de maio de 2007 em Aparecida, a realização do CAM 3 – Comla 8 no Equador, de 12 a 17 de agosto de 2008, convoca as Igrejas do Continente para assumir e operacionalizar a missão como paradigma-síntese de Aparecida, a missão da Igreja e a natureza missionária de todos os batizados [cf. DA 347]. Aparecida convida a Igreja povo de Deus assumir a sua caminhada latino-americana pós-conciliar, a opção pelos pobres de Medellín (1968) e Puebla (1979), e a inculturação e a opção pelos outros de Santo Domingo (1992) e colocar a missão no centro de suas atividades pastorais.


1º Congresso Missionário Interinstitucional

O debate em torno da missão ad gentes, alimentado pelos recentes Congressos Missionários Nacional e Americano, fez a Igreja no Brasil refletir, avançar e abrir novos caminhos na dimensão universal da missão. Estamos num processo de assumir cada vez mais o compromisso de viver, testemunhar e anunciar o Evangelho além de todas as fronteiras. Nesse contexto a Vida Consagrada tem um papel específico no interior das igrejas locais. É chamada a despertar novamente seu papel profético de “se dedicar totalmente à missão” (cf. VC 72). Ao celebrar os 40 anos do Concílio Vaticano II, o documento Ad gentes nos lembra que a Igreja é missionária por natureza (cf. AG 2). Conseqüentemente, para as religiosas e os religiosos consagrados, a Missão não é algo optativo, mas constitui sua própria identidade.


1º Congresso Missionário Nacional

Uma das metas deste 1º Congresso era preparar a contribuição da Igreja do Brasil para o 2º Congresso Missionário Americano (CAM 2), a ser realizado na Cidade da Guatemala, no mês de novembro de 2003. Além disso, o 1º Congresso Missionário Nacional propunha-se a traçar os contornos para um Projeto Missionário Brasileiro. Seria um ponto de partida, para que as dioceses e paróquias pelo Brasil afora promovessem eventos semelhantes, para animar “missionariamente” suas comunidades, suas famílias e seus jovens.


Simpósio Missiológico Internacional

Lembrar o caminho e as experiências da caminhada era a proposta de um Simpósio Missiológico Internacional, realizado de 18 a 22 de maio de 1999, em São Paulo. A temática desse Simpósio, “OS CONFINS DO MUNDO NO MEIO DE NÓS”, aponta para os desafios do mundo globalizado: a proximidade dos pobres e dos outros e, ao mesmo tempo, sua exclusão do convívio social. O Simpósio foi convocado pelo curso de Pós-Graduação de Missiologia da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, em comemoração aos 11 anos de seu funcionamento. Participaram do evento sobretudo os ex-alunos e alguns convidados especiais, que vieram de 18 países e quatro continentes. Vozes autorizadas da Ásia, África, América Latina, América do Norte e Europa apresentam a síntese dos desafios que emergem nos diferentes continentes.


5º Congresso Missionário Latino-Americano

O 5º Congresso Missionário Latino-Americano – COMLA 5 – teve, em toda a Igreja do Brasil, da América Latina e do Caribe, uma “apresentação” organizada, intensa e criativa, durante, aproximadamente, cinco anos. Com o Lema: “Vinde, vede e anunciai” e o Tema: “O Evangelho nas Culturas – caminho de vida e esperança”, o COMLA 5 mobilizou , neste tempo, a missionariedade de nossas Igrejas conforme o Objetivo Geral de “Aprofundar a responsabilidade missionária universal das nossas Igrejas particulares, mediante o intercâmbio de experiências e testemunhos do evangelho nas diferentes culturas, à luz da opção preferencial pelos pobres, para fortalecer o caminho de vida e esperança em todos os povos”. 


 

 

Copyright © 2008 - Missiologia – RELAMI
Todos os direitos Reservados
Malagueta / Br Comunicação