Busca no Site - site search
“O outro, o semelhante – a começar pelo irmão – contribui decisivamente para nos estruturar (...). Procuro chamar a atenção para o caráter necessário da participação do semelhante no processo de tornar-se sujeito.” (M.R. Kehl, Função fraterna, p. 31)
 

Notícias news

PUCPR oferece Mestrado e Doutorado em Missiologia

em 19/06/2017 - Relami

O Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-PR, em Curitiba (PR), acaba de criar um Projeto Especial de Mestrado e Doutorado com ênfase em Missiologia reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). O processo seletivo acontecerá em novembro deste ano, com matrículas em março de 2018.

O Mestrado tem a duração de dois anos e o Doutorado, de quatro anos. Para candidatos ao Doutorado, o Programa valida até 18 créditos do Mestrado, dentre os 24 a serem cursados em disciplinas. Os que possuem o Mestrado entram diretamente no Doutorado. Quem não tem o Mestrado, também pode, com algumas condições, entrar no ciclo do Doutorado.

Para os candidatos que não possuem Graduação em Teologia, o Programa oferece algumas disciplinas especiais. Há possibilidade de apoio para moradia em Curitiba e política de bolsas de estudo.

Integram o corpo docente, além de professores do Programa, convidados externos e especialistas como o teólogo Paulo Suess, e os missiólogos Stefano Raschietti, Joaquim Andrade e Rafael López. As aulas estão programadas para acontecer nas segundas, terças e quartas-feiras, a cada quinze dias, em nove etapas de maneira que, todas as disciplinas teóricas poderão ser feitas no primeiro ano.

“A partir do Concílio Vaticano II (1962-65), que repercutiu nas conferências do CELAM, a Teologia da Missão assumiu novas posturas no encontro com a alteridade que perpassam todas as disciplinas teológicas”, explica o teólogo Paulo Suess. “A Teologia da Missão colabora na fundamentação teórica e prática de uma ampla descolonização do mundo globalizado. Na desconstrução de relações assimétricas de dominação e alienação, a causa dos pobres e dos outros tem uma mais-valia de racionalidade social para o conjunto da humanidade (ad gentes). Está vinculada ao projeto de Jesus, no anúncio do Reino para os pobres”.

Para o teólogo, “a missiologia procura trabalhar a sua responsabilidade para com as grandes causas da humanidade e viver sua lealdade eclesial. Hoje, o diálogo intercultural, interdisciplinar, ecumênico e inter-religioso se torna o horizonte fundamental de toda a reflexão missiológica”, complementa Paulo Suess.

Mais informações sobre inscrições e processo seletivo:
Secretaria do Programa: Tel.: (41) 3271-1359 – E-mail: secretaria.ppgt@pucpr.br
Site: www.pucpr.br/posgraduacao/teologia
Site Relami: www.missiologia.org.br
 


Participantes do 5º Simpósio de Missiologia divulgam Mensagem ao Povo de Deus

em 26/03/2016 - Jaime Patias


Pobres de Roma fazem memória do Pacto das Catacumbas

em 10/11/2015 - Arlindo P. Dias


Simpósio Internacional de Missiologia prepara 5º Congresso Missionário Americano

em 01/10/2015 - Jaime Patias


POM apresentam subdídios da Campanha Missionária

em 13/09/2015 - POM


Dom Esmeraldo Barreto é o novo presidente da Comissão Missionária da CNBB e do CCM

em 23/04/2015 - CNBB


Simpósio de Missiologia faz memória dos 50 anos do Decreto Ad Gentes

em 28/02/2015 - POM


Recepção do Concílio Vaticano II na Ásia é tema de Simpósio de Missiologia

em 27/02/2015 - POM


Simpósio de Missiologia avalia a recepção do Concílio Vaticano II na África

em 26/02/2015 - POM


574 pessoas participaram dos cursos do CCM em 2014

em 04/02/2015 - CCM


anterior      próximo

 

Copyright © 2008 - Missiologia – RELAMI
Todos os direitos Reservados
Malagueta / Br Comunicação