Prêmio Erwin Kräutler de teologia contextual, diálogo inter-religioso e pesquisa sobre teologia da libertação
de Facudade de Teologia de Salzburg – 04/09/2021
Salzburg (Áustria) – O júri do “Prêmio Erwin-Kräutler de Teologia Contextual, Diálogo Inter-religioso e Pesquisa Teológica da Libertação” concedeu o Prêmio deste ano a Stefano (Estêvão) Raschietti, teólogo da missão italiano que atua no Brasil há 30 anos, e que concluiu seu doutorado em 2020 na Pontifícia Universidade do Paraná (Curitiba) com o trabalho “Missão e decolonialidade. A emergência de um novo paradigma missionário na América Latina”. A 6ª premiação do Prêmio Erwin Kräutler acontecerá na quinta-feira, 7 de outubro de 2021 às 18h00 no HS 101 da Faculdade Teológica Católica da Universidade de Salzburg (Áustria)
Stefano (Estêvão) Raschietti, é missionário xaveriano, italiano, presbítero católico, há mais de 30 anos no Brasil. Estudou a graduação em Teologia em Parma pelo Istituto Teologico Saveriano, então afiliado à Pontifícia Universidade Urbaniana – Roma (Itália) (1982-1989). Conseguiu o título de Mestre em Teologia Dogmática com concentração em Missiologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção – São Paulo, SP, Brasil, em 2002. Doutorou-se em Teologia com concentração em Teologia Sistemático-Pastoral pela PUCPR – Curitiba, PR (2017-2020). Foi secretário executivo do Centro Cultural Missionário da CNBB e membro do Comina em Brasília, DF, de 2009 a 2016; assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) de 2009 a 2018; integrante do grupo de assessores do Departamento de Missão e Espiritualidade do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) de 2015 a 2019. Atualmente, é diretor do Centro Cultural Conforti de Curitiba.
Organização do Prêmio Erwin Kräutler de teologia contextual, diálogo inter-religioso e pesquisa sobre teologia da libertação
O Prêmio Erwin-Kräutler de teologia contextual, diálogo inter-religioso e pesquisa teológica da libertação, que é concedido a cada dois anos pelo Centro de Teologia Intercultural e o Estudo das Religiões da Universidade de Salzburg (Áustria). Visa apoiar jovens acadêmicos que lidam com essas questões e tópicos para com os quais o Dom Erwin Kräutler, bispo emérito do Xingu, está comprometido:
- Teologia política, teologia da libertação
- Paz, Justiça e Integridade da Criação
- Diálogo intercultural e inter-religioso
- Gênero / interseccionalidade
- Justiça social / solidariedade / sociedade aberta
- Teorias da globalização, migração, pesquisa crítica de desenvolvimento
Será dada prioridade a dissertações de teologia ou área de pesquisa similar que tenham sido concluídas nos últimos dois anos anteriores ao prazo de inscrição.
Um júri, que atualmente é composto por cinco pessoas, decide sobre a concessão do Prêmio Erwin Kräutler:
- Dr. Margit Eckholt (Universidade de Osnabrück)
- Eneida Jacobsen (Villanova University, EUA)
- Christian Tauchner SVD (Steyler Mission Research Institute, Sankt Augustin)
- Dr. Alois Halbmayr (Universidade de Salzburgo)
- DDr. Franz Gmainer-Pranzl (Universidade de Salzburgo)
Um conselho consultivo internacional está disponível para consultas. O conselho consultivo é composto pelos seguintes membros:
- Arnd Bünker, Instituto Suíço de Sociologia Pastoral, St. Gallen
- DDr. Mariano Delgado, Universidade de Friburgo
- DDr. Raúl Fornet-Betancourt, RWTH Aachen
- Magdalena Holztrattner, KSÖ, Viena
- Martin Maier SJ, Secretário para os Assuntos Europeus, JESC, Bruxelas
- Josef Mautner, KA, Salzburgo
- Dr. Robert Schreiter CPPS, União Teológica Católica, Chicago
- Stefan Silber, Diocese de Würzburg
- Dr. Franz Weber MCCJ, Universidade de Innsbruck
- Reitor Prof. Dr. Heinrich Schmidinger, Universidade de Salzburgo
- Dra. Martha Zechmeister CJ, UCA, San Salvador