Vida religiosa: do caos ao “kairos”?
de Victor Codina – 21/01/2022
Historiadores da vida religiosa sabem muito bem que ao longo da história da Igreja alguns institutos religiosos, tanto femininos quanto masculinos, desapareceram após alguns anos de vida frutífera. Eles também notam que cada novo ciclo da vida religiosa (a passagem do monásticismo para os mendicantes, a passagem dos mendicantes para as congregações apostólicas modernas…), representa uma certa crise para o ciclo anterior que lentamente se recupera e se adapta. A vida religiosa foi enriquecida pela experiência do deserto, da periferia e da fronteira.
Mas o que está acontecendo no mundo ocidental hoje é diferente e novo, afeta todos os institutos religiosos: falta de vocações, pirâmides demográficas invertidas com muitos idosos e uma pequena base de jovens, além de inúmeras saídas da vocação religiosa dentro de alguns anos da profissão. Mas a questão é: por que eles saem?
Essa situação generalizada causa incertezas sobre o futuro da vida religiosa e, em muitos casos, gera um clima de medo e pânico: a vida religiosa das Igrejas do Ocidente Cristão desaparecerá? Será que tal fenômeno também acontecerá em alguns anos na Ásia e África? Os novos movimentos leigos substituirão a vida religiosa tradicional?
Se quiséssemos sintetizar essa situação em uma palavra, talvez tivéssemos que falar sobre uma situação caótica, um caos, uma mistura de confusão e desordem. Essa situação tem consequências de todos os tipos, não apenas pastoral e espiritual, mas institucional, econômica, social, etc. O que fazer com as próprias obras, educacionais, pastorais, de saúde e sociais, quando não há pessoal religioso, nem recursos econômicos para mantê-los? Como manter as imensas despesas das enfermarias religiosas? Como treinar jovens religiosos em meio a esse clima de insegurança? Que futuro aguarda as vocações jovens que entram em comunidades muito envelhecidas? É possível continuar sonhando?
Diante dessa situação, as posições divergentes coexistem no coração da vida religiosa. Para alguns, é um fenômeno temporário, uma crise temporária que em breve diminuirá e exemplos são dados de algumas comunidades religiosas que têm visto suas vocações aumentarem ultimamente. Outros, por outro lado, optam por uma posição apocalíptica, não há nada para fazer, não há futuro, não podemos continuar sonhando.
Devemos aprofundar a situação atual para ver se há alternativas possíveis que não sejam ingênuas nem catastróficas.