2º Congresso Missionário Nacional
de 2CMN – Aparecida, SP, 1 a 4 de maio de 2008
“Ao chamar os seus para que o sigam, Jesus lhes dá uma missão muito precisa: anunciar o evangelho do Reino a todas as nações (cf. Mt 28,19; Lc 24,46-48). Por isso, todo discípulo é missionário, pois Jesus o faz partícipe de sua missão, ao mesmo tempo que o vincula a Ele como amigo e irmão. […]
Do Brasil de batizados ao Brasil de discípulos missionários
de Paulo Suess – 02/05/2008
Hoje, a missão voltou ao coração da Igreja e ao centro da teologia. Tornou-se o paradigma-síntese de Aparecida. Agora depende muito da leitura que facemos do Documento de Aparecida, para que a missão não se torne apenas um serviço de bombeiros com objetivo de recuperar perdas numéricas. O paradigma pós-Aparecida da missão, resgatado da ideologia […]
Caminho para Missão: fazendo missiologia contextual
de Guy Labonté e Joachim Andrade – 20/12/2007
Nesse começo de 2009 está sendo lançado o livro “Caminho para Missão: fazendo missiologia contextual”. Trata-se de uma coletânea de artigos organizados pelos padres Guy Labonté e Joachim Andrade, e publicada pelo Centro Cultural Missionário da CNBB de Brasília. Este livro é uma colaboração na reflexão teológica e missionária. Durante o ano, o Centro Cultural […]
Missões Populares da Igreja no Brasil
de CNBB – 02/12/2007
Dentre as contribuições da Comissão Episcopal para a Ação Missionário da CNBB ao Projeto Nacional de Evangelização “Queremos Ver Jesus – Caminho, Verdade e Vida” tivemos, ao longo dos anos do Projeto, a publicação de vários subsídios para a realização de Santas Missões Populares, que têm levado muita vida e maior consciência da dimensão missionária […]
Dicionário de Aparecida
de Paulo Suess – 02/12/2007
As muitas palavras do Documento de Aparecida1 (DA) podem ser comparadas a uma sacola de pérolas, umas preciosas, outras de vidro, perpassadas por um cordão, como um rosário com seus mistérios gloriosos, gozosos e dolorosos. Este Dicionário de Aparecida representa o cordão que junta e ordena as pérolas em torno de 40 palavras-chave atravessadas pelos […]
Comparación entre 4a. redacc. y aprobada
de Amerindia – 18/07/2007
La siguiente comparación se refiere sólo a los cambios importantes en el Documento de Aparecida entre la quarta redacción e la aprobada. Pasa señalar los cambios destaco con rojo lo eliminado, con azul lo añadido y con verde lo cambiado de lugar. A partir de #100 la numeración cambia por que algunos números pasaron a […]
Documento de Aparecida – Versión no oficial
de V Conferência do Episcopado Latino Americano – 15/07/2007
Con la luz del Señor resucitado y con la fuerza del Espíritu Santo, Obispos de América nos reunimos en Aparecida, Brasil, para celebrar la V Conferencia del Episcopado Latinoamericano y de El Caribe. Lo hemos hecho como pastores que queremos seguir impulsando la acción evangelizadora de la Iglesia, llamada a hacer de todos sus miembros […]
Nascer é já caminhar!
de Paulo Suess – 08/06/2007
Aparecida confirma a caminhada da pastoral indígena. O enfoque da causa indígena sobre “Evento e Documento Aparecida” (EDA) não capta toda sua riqueza e complexidade. A visão da realidade (33-115), a opção pelos pobres (143, 405-413), os poucos mas decisivos parágrafos sobre as Comunidades Eclesiais de Base (193-195, 295d), o enfoque da questão da biodiversidade […]
Introdução à Teologia da Missão
de Paulo Suess – 02/03/2007
Este livro nos introduz à Teologia da Missão, que nasce no coração de uma Igreja essencialmente missionária a serviço dos pobres e dos outros. Essa Igreja não tem pátria, cultura ou é dona de verdades. Mas ela tem rumo. Ela é serva, peregrina, hóspede, instrumento, sinal. Ela abraça as pátrias dos pobres e as culturas […]
Curso básico de missiologia
de Relami – 08/02/2005
Este “Curso” que o Grupo RELAMI oferece é um Currículo de um “Curso Base de Missiologia” para aqueles que procuram propor para seu Instituto ou Grupo Pastoral uma formação missionária permanente, ou administrar um curso de um ou dois semestres para agentes de pastoral ou seminaristas. Talvez, nem todas as aulas propostas possam ser dadas. […]